Páginas

26 de mar. de 2012

Um pouco de historia: Conhecendo mais sobre Diamantes

Anel de ouro amarelo com brilhantes


Peça Fause Haten por Guilherme Duque
Anel Chuveiro em ouro Rose com diamentes



Peça Fause Haten por Guilherme Duque
 Brinco Chuveiro em ouro Rose com Diamentes


Na antiguidade diamante era chamado pedra de Vênus, devido ao brilho da pedra que rivalizava com o brilho de Vênus, por Vênus ser a deusa do amor o diamante acabou virando a pedra dos apaixonados. O nome diamante provem de origem grega – adamas- que quer dizer eterno. O diamante tem seu valor de mercado determinado por sua lapidação, que precisa ter ângulos exatos, simétricos e perfeitos em termos de polimentos, assim ele reflete melhor a luz. As pedras que tem melhor aproveitamento depois de lapidadas são as que custam mais caras, além disso o preço do diamante varia em função do peso, números de facetas lapidadas e da cor, quanto mais claro um diamante mais ele vale. Um dos diamantes mais famosos que se conhece é o Hope, tem 44 quilates, e se resume em uma pedra azul enorme.

Um outro diamante super,  famoso é o Amsterdã, diamante negro, que foi encontrado em um lugar secreto na África do Sul, pesava 55,58 quilates em estado bruto,  após ser lapidado ficou com 145 faces e 33,74 quilates. Foi leiloado em 2001 por 351.000 dólares.


O 14° maior diamante do mundo foi batizado com o nome de estrela de Letseng, uma pedra de 550 quilates que foi encontrada na mina Letseng em Lesoto, com excepcional qualidade  e de perfeita transparência interna é um dos diamantes mais importantes descobertos até hoje. Seu valor pode atingir cifras incalculáveis.


Mas o maior diamante do mundo é o Globo Cullinan, que foi descoberto em 20 de janeiro de 1905 na União Sul-Africana, pesava 805 gramas, 3.025,75 quilates, de beleza inigualável foi a jóia mais rara já conhecida, infelizmente este diamante não existe mais, o Cullian foi dividido em nove pedras. A lapidagem foi feita em Amsterdã, e uma das pedras é parte das jóias da coroa Inglesa, esta incrustada no cetro Real inglês ( o oval ) e outras são usadas como broche.