Páginas

8 de mai. de 2012

Conhecendo o ouro.




Ouro, um metal amarelo e brilhante, dúctil e maleável, é resistente a corrosão, o ouro é o material mais inerte de todos os metais, por sua resistência aos agentes atmosféricos foi eleito como padrão de riqueza desde os tempos mais remotos.
Mesmo que ligado a outros materiais continua puro. O ouro para que possa ser transformado em joia necessita da adição de outros materiais, pois é um metal mole, essa união com outros metais é denominada liga que também pode ser responsável pela coloração do ouro, dependendo da porcentagem de cada um dos metais que compõe a liga ele pode variar entre amarelo, verde, vermelho e branco.
Para se formar o ouro amarelo usa-se 18 quilates de ouro puro + prata e cobre, para o ouro vermelho 18 quilates de ouro + cobre, já a mistura de 18 quilates de ouro puro + cobre + zinco e níquel forma o ouro branco, que necessita de um banho de ródio, pois após ficar pronto fica com cor acinzentada, o banho de ródio torna a peça brilhante, mas por ser um banho necessita de manutenção pois com o tempo vai se perdendo, por isso quando o brilho começar a sair, não se desespere, procure uma joalheria de sua confiança e peça para dar um novo banho e sua peça estará novinha em folha.
O processo do banho de ródio consiste na imersão da joia em um aparelho especifico, onde é colocado um outro metal em estado solido, geralmente a platina que faz com que o ródio em estado liquido se fixe na joia, por falta de informação muitas pessoas confundem o banho de ródio com o banho de ouro, mas é importante esclarecer que um não tem nada haver com o outro.
O ouro puro tem 24k, e 75% de 24 é igual a 18, por isso denomina-se ouro 18 quilates, os outros 25% das joias correspondem ao metal que darão a liga e a cor da joia.