Páginas

4 de abr. de 2012

Mercado: Joalheria Nacional.

     
O Brasil avançou passos muito importantes e hoje já é reconhecido no mercado internacional por seu potencial para a produção de gemas e metais preciosos.
O GIA- Gemological Institute of América ,reconhece que o Brasil tem uma das maiores reservas de pedras preciosas do planeta, tanto em quantidade como em qualidade de gemas produzidas.
Segundo o IBGM, as pedras Brasileiras representam um terço das gemas comercializadas no mundo, com exceção do diamante, rubi e safira.
Não há como negar que temos uma carência de qualificação de mão de obra, em um momento onde o mercado externo esta cada vez mais exigente, de modo que o Brasil pode ser um dos maiores produtores de água-marinha, ametista, esmeralda, citrino, berilos, topázios, ágatas, turmalinas, e o único produtor mundial de topázio imperial e da Turmalina Paraíba.
O comportamento abre portas para a importação uma vez que o tratamento e a lapidação não costumam ser feitos, e não são raros os designers brasileiro que tem que comprar pedras com valor agregado de um produtor internacional com tecnologia adequada.
O Brasil tem ficado pra traz e um país como a Itália que não tem produção própria e cuja a mão de obra é cara porem qualificada, é reconhecido hoje como o maior produtor de joias do mundo.
Segundo Miguel Alcade, consultor, o resultado final no Natal 2011 foi abaixo do esperado, estando em media 8% abaixo do atingido em 2010.
Especula-se que isso ocorre devido o desejo cresente por artigos de luxo em geral, toda mulher tem imensa vontade de possuir metais e pedras preciosas, sejam elas adquiridas por elas mesmo ou presenteadas, afinal quem não gosta de ganhar uma joia?
O que ocorre não é falta de desejo ou de poder aquisitivo, levando em conta que temos uma nova classe no mercado, a nova Classe C, as consumidoras de ontem desta classe  hoje são consumidoras fortes, mas isso deve-se ao fato de existir forte instabilidade nos preços elevados praticados.
Números comprovam que há esperança para o setor, no primeiro quadrimestre de 2011 o Brasil exportou     USS$ 865 milhões, 26% a mais que no mesmo período de 2010.
Uma boa noticia é que segundo o IBGM, a informalidade no brasil deve diminuir, devido o aprimoramento dos meios de fiscalização que acontecerá com a aplicação de 50% do limite do SIMPLES, como a criação do mesmo limite para s vendas no exterior espera-se conseguir melhores condições para regularização das atividades neste ano de 2012.