Páginas

2 de abr. de 2012

Topázio Imperial - Tesouro Brasileiro



 Simbologia e História

Você sabia que foram os gregos que encantados com o brilho e a tonalidade avermelhada e incomum do Topázio que deram o nome a gema?
O nome vem de uma das ilhas mais lindas do Mar Vermelho “Topazion’’, a palavra que deriva de “Brilhar’’ em grego é utilizada para representar o fogo. Tanto para eles quanto para os Egípcios a pedra é um forte amuleto contra todo o mal, ela é capaz de dar coragem e forças para superar problemas, afastando a tristeza.
Desde então carrega diversas simbologias e crenças que a torna ainda mais desejada e cobiçada entre todos, de acordo com os esotéricos o Topázio é uma ótima gema para ser usada como proteção contra falsos amigos, feitiçaria e mal olhado, além de atuar como filtro ela atrai paixão e alivia o medo, da força e inteligência, magnetiza nosso ser e estimula a clareza mental. Seu Brilho faiscante é associado ao fato de favorecer a alegria de viver e de enfrentar a vida com otimismo e fé no futuro.
Dentre todas as gemas que vem se valorizando no mercado de jóias o Topázio imperial é o que se destaca, devido a sua beleza, sua qualidade e o seu brilho. Segundo os especialistas, é uma alternativa para quem já tem preciosidades como diamantes, esmeraldas e aguas- marinhas e mesmo assim quer inovar. A gema só pode ser encontrada no Brasil mais especificamente em Minas Gerais e isso a torna ainda mais rara e desejada.
Já possuíram minas de topázio imperial em alguns países como Nigéria, Paquistão, e Rússia, mas desde os anos 70 a exploração comercial da gema é feita exclusivamente em Ouro Preto minas gerais, mais precisamente no distrito Rodrigo Silva. Atualmente uma única mina se encontra aberta que é a do Capão Lana, essa mina abrange uma área de 800 hectares, compreendendo as bacias de capacitação de agua, a área de lavra, tratamento de minério, e a barragem de rejeito. Trabalham cerca de 50 funcionários e  trata em média 4500 metros cúbicos de minério por mês. É produzido cerca de 80 quilates de gema por dia, é pouco perto do que a mina já extraiu, mas a qualidade superior supera em importância a quantidade extraída, e tornam os topázios imperiais, ainda mais cobiçados e valiosos.
Foto da Mina- MG

O nome da gema esta ligada a Dom Pedro I, que segundo relatos históricos se encantou com a exuberância dos tons de alguns exemplares que ganhou em uma visita na Antiga Vila Rica em Minas Gerais em 1881. Há quem acredite que a designação vem do período czares na Rússia, onde foram exploradas as primeiras Jazidas da Gema, o termo imperial é valido para gemas de cor, amarela, laranja. Rosa, lilás e vermelho cereja, já as de cor azul, verde cinza e transparente podem ser encontrada mais facilmente por isso não entram na categoria imperial.
A cor que mais aparece no mercado é o vermelho-cereja, o preço varia em media de U$ 33 A U$2.000 o quilate. Já o rosa e o salmão variam entre U$ 2 E U$1.400, Como único país produtor da singular variedade imperial, o Brasil ocupa posição privilegiada na exportação do mineral topázio e hoje os principais países de  destino desta l são EUA, Taiwan, Japão, Alemanha, Hong-Kong, China, Índia e Itália.

Suas características são brilho vítreo, que varia de transparente e opaco, a substância corante são o ferro e o Cromo. As cores das pedras são fruto da presença de elementos de transição e de terras raras dispersos na rede cristalina do mineral, entre ele cromo césio, ferro, vanádio, manganês e titânio.
O tipo imperial ocorre em pequenos cristais prismáticos, apresentando faces estriadas longitudinalmente, quase sempre com única terminação. Possui clivagem basal, perfeita, sua elevada dureza, 8 na escala Mohs e brilho intenso, é comum encontrar no mercado, exemplares que foram submetidos a tratamentos químicos e tiveram suas cores realçadas .Algumas técnicas são aceitas no mercado internacional de gemas pois não se trata de adulteração, o sistema mais comum é o tratamento térmico onde é possível obter topázio rosa  a partir de pedra alaranjadas ou amarronzadas, o tratamento expõe a gema a um lento aquecimento a 450°C .